Diz a lenda que Lisboa foi fundada por Ulisses. O nome da cidade deriva de “Olissipo”, que tem a sua origem na expressão fenícia “Allis Ubbo” e que significa “porto encantador”.
 
Muito provavelmente, a cidade foi fundada pelos fenícios, vindo a estar mais tarde sob o domínio dos Mouros, cuja influência se pode observar nos estilos arquitetónicos de um período que durou 450 anos. No séc. XII os Cristãos reconquistaram a cidade, mas foi só em meados do séc. XIII que Lisboa se tornou a capital do país. Com o início da Era dos Descobrimentos Portugueses, Lisboa enriqueceu, enquanto centro de comércio de especiarias e joias.
 
O impulso da expansão portuguesa surgiu em 1498, quando Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia. Este foi de facto o início de uma era dourada, caracterizada pelo estilo arquitetónico manuelino, em homenagem ao Rei D. Manuel I, com a utilização decorativa de motivos marítimos.
 
Ao longo dos séculos, Lisboa cresceu e foi-se alterando. O centro da cidade, depois de ter sido quase totalmente destruído pelo terramoto de 1755, foi reconstruído por Marquês de Pombal, que então criou a chamada Baixa Pombalina, uma área comercial que retém ainda hoje muito do seu plano original.
 
Nos últimos anos, a cidade tem-se preparado para o futuro. Lisboa organizou, com enorme sucesso, a exposição mundial “Expo 98” em 1998 e o Campeonato Europeu de Futebol em 2004. Como resultado, a cidade, que era já vibrante e diversificada, rapidamente adquiriu uma dimensão mais moderna e vanguardista.
 
Segundo o “The Observer”, “a própria Lisboa renasceu, como uma fénix, numa cidade mais moderna e colorida”. Lisboa é uma capital histórica, uma miscelânea de um caráter e charme pouco comuns, onde 800 anos de influências culturais se misturam com tendências e estilos de vida modernos, criando contrastes espantosos.



 

Moeda

A moeda em circulação é o euro. A maioria dos estabelecimentos aceita os principais cartões de crédito. Os bancos estão abertos entre as 8.30 e as 15.00, de segunda a sexta.  

Tempo

Lisboa tem um clima atlântico. Em maio, a temperatura média diurna é de cerca de 17º C (62º F) e a temperatura noturna de cerca de 13º C (55º F).

Links relacionados